sábado, 27 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ENERGIA SOLAR

Vídeo animado de um projecto australiano para a construção de uma torre com 1 Km de altura para a produção de energia eléctrica. Muito interessante.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Perigos na Net!

Sem comentários.

Perigos da publicação de informação na Internet

Todos os dias se houve a falar de situações de perigo a que os jovens estão sujeitos com a utilização da internet.
Quando se fala em perigos da internet vem sempre à ideia a pornografia, racismo, drogas, violência, informações incorrectas, entre outros.
Sabendo que a internet é uma gigantesca plataforma de comunicação, há que ter o cuidado para os riscos inerentes à utilização deste meio.
A possibilidade de encontrarem inúmeras áreas de contacto, as agressivas campanhas de marketing e o acesso a conteúdos nocivos, são questões que nos devem remeter para decisões de actuação.

Segundo a comissária europeia Viviane Reding,"Metade dos adolescentes publica informação sem noção dos riscos. Comissária europeia apela a maior esforço das empresas de redes sociais
Cerca de 50% dos adolescentes publica informação na Internet sem ter a total consciência das consequências desta exposição. No âmbito do Dia da Internet Segura, a comissária europeia da Sociedade de Informação sublinhou que apesar dos progressos para melhorar a segurança é preciso mais trabalho.
A comissária europeia da Sociedade de Informação, Viviane Reding, mostrou-se satisfeita por muitas empresas gestoras de redes sociais terem respondido ao apelo para reforçar as políticas de segurança de crianças e jovens, no entanto, frisou que é preciso «ir mais longe» neste campo.
Um estudo da Comissão Europeia revela que cerca de metade dos adolescentes publicam informações pessoais na Internet sem terem noção das consequências, isto um ano depois do acordo que a Comissão estabeleceu com 18 empresas da Web para reforçar a segurança dos adolescentes e jovens.
O acordo foi estabelecido com 20 das principais empresas da Web, entre as quais as gestoras do Facebook, Myspace e Youtube.
As mudanças produzidas na sequência do acordo são um progresso para a maior protecção dos menores. A maior parte das empresas oferece agora a opção de bloquear utilizadores, remover conteúdos indesejados e decidir quem pode visualizar o quê.
Grande parte das empresa disponibiliza ainda dicas destinadas aos menores, todavia, encontrar essas dicas ou percebê-las nem sempre é fácil.
O relatório da Comissão Europeia sublinha que mais de metade das empresas não cumpriu os pressupostos a que se propôs no âmbito do acordo. Muitos sítios ainda permitem que motores de busca pesquisem perfis de menores".

in - www.fabricadeconteudos.com 9/02/2010

Ciente do problema, o Ministério da Educação, em parceria, criou a seguranet com o intuito de dar resposta a este problema e cujo endereço é o seguinte:


http://www.seguranet.pt